RIO - Se você faz parte do grupo de brasileiros que luta diariamente contra a coceira, os olhos vermelhos e os espirros, fique atento. Novos estudos indicam que alguns hábitos diários, como tomar uma taça de vinho no jantar ou lavar a roupa com água fria, podem piorar as crises. Confira abaixo o resultado de novas pesquisas e comece a colocá-los em prática.
Diminua o estresse no trabalho -Alergias e ansiedade estão intimamente ligadas, afirma um estudo da Ohio State University. Alérgicos são mais estressados, dormem menos e costumam ser mais sensíveis aos problemas do dia a dia. Os hormônios do estresse, como o cortisol, aumentam a taxa de IgE, uma proteína no sangue que estimula as reações alérgicas. Dormir melhor, organizar a agenda e delegar funções podem melhorar muito os sintomas, afirmam os pesquisadores americanos.
Evite a taça de vinho com o jantar - Cada taça de vinho ou copo de cerveja aumentam o risco de uma crise de rinite em 3%, indica um estudo feito pela Universidade do Sul da Flórida. O motivo são as bactérias e a levedura das bebidas alcoólicas, que estimulam a produção de histaminas e aumentam a coceira nos olhos e no nariz e pioram o nariz entupido. O médico Richard Lockey, coordenador da pesquisa, sugere evitar o álcool nas semanas em que os sintomas alérgicos já estiverem exacerbados.
Lave a roupa com água quente -A água fria não mata ácaros e fungos que podem causar irritações, afirma um estudo feito por médicos sul coreanos. Se não for possível lavar toda a roupa com água quente, lave pelo menos a roupa de cama e as capas de almofadas.
Não demore muito para tomar o antialérgico - Os anti-histamínicos funcionam melhor quando tomados antes da exposição ao alérgeno, afirma o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia. Se você é alérgico à grama ou à pólen, por exemplo, é melhor tomar o remédio antes de sair de casa em vez de no meio do passeio.
Evite certas plantas em casa - Mais de 75% das pessoas alérgicas a certos tipos de pólen costumam ter flores em casa, indica um estudo feito na Bélgica. A exposição constante aos alérgenos pode estimular ou piorar as crises. Ficus, yucca, orquídeas e samambaias costumam ser plantas ruins para alérgicos.
Cuidado com os amigos fumantes - Mesmo quem não fica perto de fumantes pode acabar sendo exposto às toxinas carregadas pelas roupas e pelos cabelos de quem fuma. Ter amigos ou parentes fumantes pode aumentar o risco de alergias em 80%, mostra um levantamento feito pelo National Institute of Environmental Health Sciences.
Tome banho antes de dormir - Tomar uma chuveirada à noite ajuda a reduzir a quantidade de sujeira, pólen e fungos em casa, mostra um estudo feito por médicos do Atlanta Allergy and Asthma Clinic. O ideal é tirar os sapatos logo que passar pela porta, e tomar uma ducha ou trocar de roupa antes de sentar no sofá ou deitar na cama.
Fique atento às aulas na piscina -Natação e hidroginástica são ótimas para a saúde, mas o cloro da piscina pode causar estragos no seu sistema imunológico, afirma o naturopata americano Andrew Weil. Um estudo recente publicado na revista "Pediatrics" mostrou que crianças que nadam em piscinas com cloro costumam ser mais alérgicos do que aqueles que nadam em piscinas sem cloro ou com água salinizada. Um jeito de minimizar as alergias é usar óculos de natação durante o exercício, preferir piscinas ao ar livre (que costumam ter uma concentração menor de cloro) e tomar uma ducha logo que acabar a aula.
Fonte: Portal do Jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário