Obrigada pela visita
quarta-feira, 2 de maio de 2012
2 de maio de 1997 - Morre o educador Paulo Freire
O pedagogo respeitado mundialmente Paulo Reglus Freire começou trabalhar com alfabetização de adultos em 1961, quando trabalhava na prefeitura de Recife. Mais tarde criou o método que leva o seu nome, o qual foi adotado pela Unesco.
A primeira experiência bem sucedida com o método Paulo Freira foi realizada na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, onde o educador ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias. Sua prática de educação o aproximou da Teologia da Libertação, e abriu um novo caminho entre os educadores e os seus alunos. A pedagogia do oprimido criada por Freire fez discípulos em todo o mundo. "Minha alfabetização não foi nada enfadonha porque partiu de palavras e frases ligadas à minha experiência, escritas com gravetos no chão de terra do meu quintal", lembrou Freire.
Darcy Ribeiro explica que "Freire foi o primeiro educador a compreender que o problema não era só ensinar o analfabeto a ler. Era dar a ele a coragem de pensar com a própria cabeça".
O Programa Nacional de Alfabetização implantado por Paulo Freire foi um dos mais odiados e combatidos projetos do governo João Goulart.
Método é aclamado em todo o mundo
Com o golpe militar de 1964, Freire foi preso por 70 dias. Depois que saiu da prisão, exilou-se no Chile, onde permaneceu até 1969. A convite do então presidente chileno Eduardo Frei, implantou o Programa de Educação de Adultos naquele país e treinou padres da Juventude Agrária Católica no uso do seu método de diálogo permanente na instrução religiosa.
Depois radicou-se em Genebra. Deu aulas na universidade de Havard, nos Estados Unidos, onde era considerado um herói por dedicar-se à alfabetização dos pobres e excluídos. Assumiu em 1970, no México, o cargo de consultor especial para a educação do Conselho Mundial de Igrejas. Em 1978, o seu método, que já havia sido adotado em vários países da África, foi proibido pelo regime militar da Argentina. O educador retornou ao Brasil em 1980.
Paulo Freire morreu de enfarte, devido a complicações numa operação de desobstrução de artérias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário