Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

quinta-feira, 21 de junho de 2012

21 de junho de 1970 – Brasil é tricampeão no México

21 de junho de 1970 – Brasil é tricampeão no México

Quando Carlos Alberto Torres ergueu aos céus a Taça Jules Rimet, na tarde do dia 21, 700 milhões de pessoas em 50 países comprovaram a supremacia definitiva do futebol arte-técnica-poesia: o Brasil acabava de sagrar-se tricampeão do mundo.

Quarenta anos após ser instituída, a Taça Jules Rimet viria definitivamente para quem lutou durante os 90 minutos de uma partida dramática e cheia de emoções. A goleada de 4 a 1 sobre a Itália espelhou a superioridade de um time que venceu 12 partidas disputadas na campanha da IX Copa do Mundo.

O Estádio Azteca, na Cidade do México, vibrou pela primeira vez aos 17 minutos: Pelé saltou mais do que toda a defesa italiana e venceu o goleiro Albertosi. A alegria brasileira foi reprimida aos 37 minutos do primeiro tempo: Boninsegua aproveitou-se de uma falha de Clodoaldo para chutar contra o gol vazio.

A Seleção Brasileira devolveu o otimismo à torcida no segundo tempo, quando Jair driblou a defesa adversária e serviu, perfeitamente, Gérson, que mandou um tiro certeiro e cruzado. Jairzinho, o artilheiro do Brasil na competição, consolidou a vitória aos 26 minutos do segundo tempo, ao receber a bola após um passe de Pelé, de cabeça. A goleada foi completada por Carlos Alberto que, no fim do jogo, marcou um dos gols mais belos já vistos em copas do mundo: após um passe excelente de Pelé, o zagueiro mandou uma bomba cruzada inalcançável, coroando a campanha da equipe que, de fato, merecia levar para casa, pela terceira vez, a taça.

Nesta Copa, o rei Pelé se despedia para sempre dos mundiais, sendo ele o único na história que se consagrou tricampeão do mundo como jogador. Na competição, a seleção canarinha foi formada por uma das equipes mais competitivas da história. Além de Pelé, Jairzinho, Carlos Alberto e Gérson, o time também contava com o talento de Tostão, Rivelino e Clodoaldo, dirigidos pelo técnico Zagallo, que foi ovacionado no final da partida.

Fonte:http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=21974

Nenhum comentário:

Postar um comentário