Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Waksman, pioneiro na luta contra a tuberculose

22 de julho, nasce Waksman, pioneiro na luta contra a tuberculose

DOMINGO, 22 JULHO 2012 00:00

Selman Waksman foi um bioquímico vencedor do Nobel de Fisiologia e Medicina, que se destacou ao criar o primeiro antibiótico contra a tuberculose. Nasceu a 22 de julho de 1888, efeméride que hoje se assinala.

Vinte e dois de julho é dia de recordar Selman Abraham Waksman, bioquímico ucraniano naturalizado norte-americano, que recebeu o Nobel de Fisiologia e Medicina em 1952, pela descoberta da estreptomicina – o primeiro antibiótico contra a tuberculose.

Nascido na Ucrânia (então território russo), Selman naturalizou-se norte-americano em 1916 e desenvolveu a sua carreira na Universidade de Rutgers, em Nova Jérsia, onde lecionou, sendo também diretor do Instituto Rutgers de Microbiologia.

Especialista nesta área, este bioquímico inspirou-se na descoberta da penicilina – feito de Alexander Fleming – para conseguir a estreptomicina, que se assume como o primeiro agente efetivo no tratamento da tuberculose.

Na década de 1940, Selman Waksman isolou a actinomicina, letal para o bacilo da tuberculose, mas tóxica nos animais onde fora testada. Três anos mais tarde, extrai do 'actinomiceto streptomyces griseus' a estreptomicina, um antibiótico praticamente inócuo para o ser humano e eficaz na luta contra a tuberculose, combinado com a quimioterapia, capaz de destruir o bacilo da tuberculose, que a penicilina combatia, mas apenas de forma parcial. Hoje, dia em que se assinala o nascimento de Selman Waksman, recorda-se o seu feito.

Hoje, assinala-se o Dia do Cantor Lírico e o Dia do Trabalho

Doméstico.Fonte:http://www.ptjornal.comOBS"parte do texto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário