Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Prédios argentinos pagarão menos imposto por ter jardins no telhado

Os prédios da cidade de Buenos Aires pagarão menos impostos por ter jardins no telhado, de acordo com uma lei recém-sancionada pelo governo local.

A redução do ABL (equivalente ao IPTU brasileiro) será de até 20% para o edifício de ‘telhado verde’ de acordo com a nova medida, que contou com ampla maioria dos votos da situação e da oposição, na votação realizada no fim do ano passado.

O secretário de Desenvolvimento Urbano portenho, Daniel Chain, disse que a medida vale para os edifícios já existentes.

O objetivo, afirmou, é ‘cuidar o meio ambiente’ a partir de uma ‘mudança cultural’.

‘Nossa meta é ambiental. E entendemos também que devemos ser os primeiros a aplicar a iniciativa. Por isso, desde o ano passado, começamos a construir escolas com vegetação nos telhados. E o mesmo faremos em outros edifícios públicos’, disse o secretário à BBC Brasil.

Prédios novos – Segundo ele, seis escolas em construção na cidade terão jardins nos telhados e o mesmo ocorrerá, disse, no terraço do Teatro San Martín, no centro da cidade, que tem 50 anos e será reformado.

Arquiteto com especialização em economia urbana, Chain lembrou que Buenos Aires integra o grupo chamado C40 (Climate Leadership Group, que reúne cidades que debatem saídas para preservação do meio ambiente) e que a nova meta de Buenos Aires será a exigência de que os novos edifícios já sejam erguidos com os jardins no telhado.

‘A medida sancionada é optativa e pretende estimular a criação destes pontos de vegetação. Mas neste ano enviaremos outro texto à Legislatura com a exigência de que novos prédios já tenham esses espaços verdes’, afirmou.

A ideia, afirmou, é que a medida seja aplicada nos bairros onde são registradas as concentrações de construções na cidade. ‘Quanto maior o numero de construções, maior a necessidade (de áreas verdes) para vivermos melhor’, afirmou.

Parques portenhos – Buenos Aires é uma cidade conhecida por seus parques, que começaram a surgir entre os séculos XIX e XX, e pela preservação de áreas verdes entre os prédios, chamadas de ‘pulmón de manzana’ (quadra verde).

Antes mesmo das novas medidas, alguns locais já tinham começado a implementar o jardim no telhado, como a escola municipal French y Beruti, no bairro portenho de Retiro.

Em 2010, em uma área de mais de 200 metros, foi construído um telhado com vegetação que contribui para ‘refrescar’ o prédio nos dias de calor.

Especialistas disseram à imprensa local que a etapa inicial para transformar o telhado em jardim começa com uma camada de PVC, depois pedras apropriadas, sistema hidráulico adequado, além de outros materiais específicos para evitar que as raízes das plantas não afetem a construção do prédio. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário