Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Encontrado um exemplar do primeiro mapa-mundo que inclui a América

Encontrado um exemplar do primeiro mapa-mundo que inclui a América 04 Julho 2012

Dois investigadores alemães encontraram na Biblioteca da Universidade de Munique um exemplar, até agora desconhecido, do mapa-mundo de Waldseemüller, o alemão que foi o primeiro a desenhar o mundo com o continente americano e a palavra América. O mapa agora encontrado será o primeiro exemplar a incluir os cinco continentes. O documento, com cerca de 500 anos, estava encadernado por engano num outro livro há muitos anos guardado nos fundos da biblioteca, contendo documentos do século XIX e, por isso, até agora tinha passado despercebido.

Para o director da Biblioteca, Klaus-Rainer Brintzinger, esta é “uma descoberta incrível”, uma vez que se conhecem muito poucos exemplares dos mapas desenhados pelo cartógrafo Martin Waldseemüller (1470-1522).

Em comunicado, publicado no site da biblioteca, Brintzinger explicou que este exemplar é mais pequeno que o conhecido mapa mundial de Waldseemüller, que tem três metros quadrados.

“Não havia uma descoberta destas dimensões na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial”, escreveu no mesmo comunicado Sven Kuttner, responsável pelo departamento de livros antigos da Biblioteca Universitária de Munique, destacando o valor histórico do documento.

Martin Waldseemüller é considerado o padrinho da América por ter sido o primeiro cartógrafo a dar esse nome ao novo continente, acreditando que este tinha sido descoberto pelo italiano Américo Vespucio e não por Cristóvão Colombo.

Até agora só se conheciam quatro exemplares da versão do mapa agora encontrado, tendo inclusive uma delas sido leiloada em 2005 pela Christie’s por mais de 800 mil euros.Fonte:www.asemana.publ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário