Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

HOMEOPATIA -AURUM METALLICUM

HOMEOPATIA -AURUM METALLICUM
O ouro metálico, Aurum metallicum, o "Rex Metallorum" dos alquimistas, pode achar-se em estado nativo, só ou mesclado com cobre, prata, em pepitas misturadas com areia, na beira de alguns rios...
Do ponto de vista terapêutico, o ouro foi muito apreciado pelos árabes que o empregavam contra melancolia, palpitações e dispnéia.Caiu em descrédito e foi abandonado devido a sua insolubilidade e consequentemente a sua inassimilação. No começo do século XIX ganhou novamente reputação e mais tarde seu emprego na forma coloidal se tornou clássico. Porém, todo seu poder e valor terapêuticos foram descobertos graças as experimentações hahnemannianas.
Para uso homeopático, se usa o ouro obtido precipitando uma solução de cloreto de ouro por excesso de solução de sulfato ferroso; o precipitado de ouro é lavado por decantação com água ligeiramente acidulada por H.C.L. e depois com água pura. As tres primeiras dinamizações se preparam por trituração hahnemanniana; as mais elevadas, por diluições sucessivas.
Os efeitos do ouro assim como de todos os metais preciosos(prata, platina, paladium)são muito marcados na esfera psíquica. O Aurum metallicum é o medicamento da melancolia (depressão grave com dor moral e auto depreciação, sentimento de não ser digno, de ter perdido o afeto da família). A morte é mais atraente que a vida e o indivíduo fica fascinado pelo suicídio, cujo maior perigo está na sua tentativa.
Aurum metallicum também pode ser usado por motivos físicos: hipertensão arterial, hipertrofia cardíaca,angina do peito.
LATHOUD Matéria Médica Homeopática, 1977 Albatroz Editorial AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário