Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Homeopatia para bichos


Bastam algumas gotinhas para o seu animal se ver livre de males como dermatite e cistite

Por Elaine Moraes

Quem já ofereceu homeopatia a seu gato ou cachorro garante: se as gotinhas caem na língua ao sinal dos primeiros latidos ou miados de aflição, ou seja, logo que alguma doença aparece, a resposta pode ser bem surpreendente. Os remédios dessa corrente medicinal — veterinária, inclusive — são capazes de aliviar depressa aqueles sintomas que surgem de uma hora para outra, reforçando o organismo para enfrentar diversos males.

O princípio básico dessa vertende da medicina é preparar o corpo para reagir contra diversas encrencas lançando mão de substâncias semelhantes, isto é, substâncias que produzem sintomas iguaizinhos aos da doença que precisa ser combatida ou que se quer evitar. Muitas vezes, o veterinário não dá a homeopatia sozinha — prefere associá-la aos conhecidos medicamentos alopáticos, por exemplo, no caso de uma infecção urinária, quando não se pretende perder nenhum tempo. Então, os antibióticos da alopatia irão arrasar as bactérias que estão atacando o trato urinário, enquanto as gotas homeopáticas cuidarão de melhorar a capacidade de o próprio corpo contra-atacar esses micróbios.

“A homeopatia tem a função de equilibrar o organismo como um todo, e não só atacar a causa de um mal”, explica a veterinária Regina Mota, da clínica Homeopatas, em São Paulo. Portanto, não só resolve o problema em questão como dá força extra para prevenir recaídas e outras más surpresas. “O melhor é que as fórmulas da homeopatia produzem pouco ou nenhum efeito colateral”, assegura Regina.

Em sua composição pode entrar de tudo um pouco: plantas como calêndula, arnica e tuia, minerais como ouro, prata e cobre, e alguns ingredientes exóticos, como veneno de cobra — tudo diluído em água e álcool. Aliás, tão diluído que não se encontra resquício dessas matériasprimas no líquido. Mas, os homepatas garantem, sua vibração energética continua por lá.

Na hora de aplicar o medicamento, se é difícil manter o bicho com a boca aberta para pingar a quantidade exata de gotinhas, basta usar uma seringa sem agulha e injetar o conteúdo lá dentro. Luciane Martins Neves, veterinária da Pet Center Marginal, também na capital paulista, acrescenta: “Um ponto a favor da homeopatia é o seu baixo custo. De modo geral, um frasco de medicamento não custa mais do que 20 reais”. O investimento, no entanto, só valerá a pena se você consultar um veterinário com especialização nessa área. Só ele saberá que substâncias misturar contra determinado mal, levando em consideração inclusive — e eis o pulo do gato para a eficácia — a espécie e a personalidade do animal. Aliás, vale frisar que a automedicação nunca é indicada — nem mesmo em doses homeopáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário