Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Conheça os 10 trens mais rápidos do mundo

Posted: 07 Jan 2015 
A viagem de trem existem por quase 2 séculos, e durante este período as ferrovias freqüentemente foram descartadas como meio antiquado de transporte, que logo seria substituído por tecnologia mais moderna, como os carros ou aviões.
Mas, os trens ainda estão em volta, e são importantes para as grandes metrópoles. A viagem de trem é mais eficiente em relação ao combustível em comparação com vôo, e muitas pessoas também pensam que seja mais agradável e conveniente. Atualmente, isso pode ser quase tão rápido quanto à viagem aérea, e em algumas partes do mundo está ficando ainda mais rápida. Confira os 10 trens mais rápidos do mundo:
10°

Aérotrain – 430.1 km/h

Aerotrain 1960 entre os trens mais rapidos do mundo

Inicialmente concebido pelo engenheiro Jean Bertin na França, na década de 1960, este monotrilho nunca foi desenvolvido para além do estágio experimental, embora 5 protótipos cada vez mais sofisticados fossem construídos e operados em 4 faixas de teste definidas na França e nos Estados Unidos.
O trem foi projetado para se deslocar em amortecedor de ar, fornecido por um motor de avião, através de uma faixa perfilada em forma de um T invertido.

Maglev MLU002N – 430.9 km/h

Maglev MLU002N entre os trens mais rapidos do mundo

Outro protótipo, este trem de carro-único japonês alcançou sua velocidade máxima sobre uma faixa de teste de 26 milhas em 1994. O trem usa tecnologia de levitação magnética; impulsão de bobinas supercondutoras, sustentação e guia do veículo, que corre em uma pista em forma U.
Os freios são aerodinâmicos, usando retalhos de elevação bem como aqueles em um avião. Este protótipo é o antecessor do MLX01, o trem mais rápido do mundo.

Transrapid TR-07 – 434 km/h

Transrapid TR-07 entre os trens mais rapidos do mundo

Construído na Alemanha em 1988, este é outro trem de levitação magnética, maglev, correndo apenas em uma faixa de demonstração. Embora os trens maglev ofereçam vantagens importantes de velocidade, conforto e eficiência de combustível, o custo da construção das pistas especiais é alto, e isto retardou a adoção da tecnologia maglev.

300X Shinkansen – 442 km/h

300X Shinkansen entre os trens mais rapidos do mundo

Em contraste com os protótipos maglev, o japonês Shinkansen usa pistas convencionais, e está em serviço regular, embora em nenhum lugar perto da sua velocidade máxima de teste de faixa.
Um fator chave na velocidade e segurança do serviço deste trem é que o mesmo não tem que dividir suas pistas com frete ou trens locais. A rede agora se estende a cerca de 1.400 milhas de pista, e transporta milhões de passageiros a cada ano.

Transrapid TR-09 – 449 km/h

Transrapid TR-09 entre os trens mais rapidos do mundo

Este trem maglev alemão representa o avanço tecnológico sobre o TR-07, na medida em que não requer contato físico entre o trem e a pista enquanto em movimento. Mas, o desenvolvimento do Transrapid na Alemanha recebeu 2 grandes reveses.
Embora a pesquisa maglev fosse lançada por Transrapid na Alemanha, não há atualmente planos para construir um sistema maglev alemão. No entanto, há agora vários em fase de planejamento em muitas partes do mundo, a incluir os Estados Unidos, um país que uma vez pareceu ter virado as costas para viagem de trem.

China Railway CRH380AL – 485 km/h

China Railway CRH380AL entre os trens mais rápidos do mundo

Este trem elétrico chinês está em serviço regular entre Xangai e Pequim, e corre em pistas convencionais de alta velocidade. Em operação desde 2010, foi construído com uma ponta aerodinâmica e tecnologia sem vibração.
E sua velocidade máxima de operação é provavelmente acima de 200 mph, embora tenha havido relatos da imprensa alegando que ser capaz de operar a 236 mph em uma exagero do ministro de transportes da China.

China Railway CRH380BL – 486 km/h

China Railway CRH380BL entre os trens mais rápidos do mundo

Mais um trem elétrico chinês, este entrou em serviço em linha Xangai – Hangzhou em janeiro de 2011, tendo batido o recorde de teste de velocidade do CRH380AL alguns dias antes.
Todos os 54 trens CRH380BL foram recolhidos mais tarde daquele ano porque eles tinham uma tendência de quebrar com o mau tempo, mas foram devolvidos para serviço em dezembro de 2011.

Transrapid SMT – 500 km/h

Transrapid SMT entre os trens mais rápidos do mundo

O único trem Transrapid que está na verdade em serviço comercial, o trem Shanghai Maglev conecta o sistema de metro de Xangai na Estação Pudong para Aeroporto Internacional Pudong, uma distância de 18.6 milhas.
E sua velocidade operacional máxima é de 268 mph, em uma viagem leva 8 minutos. Em razão da Estação Pudong ser 20 minutos do centro de Xangai, o SMT tem sido criticado como o trem que vai a lugar nenhum.

TGV V150 – 574 km/h

TGV V150 entre os trens mais rapidos do mundo

Em abril de 2007, esta versão especial configurada do trem de alta velocidade francês alcançou sua velocidade máxima de quebra de recorde no leste da França.
O “Train à Grande Vitesse”, TGV, normalmente opera em velocidade máxima de cerca de 200 mph, mas este trem foi adaptado em muitas formas como em instalação de eixos extras com alimentação; e ainda, a tensão do cabo de alimentação tinha sido aumentada para a ocasião.

JR Maglev MLX01 – 580 km/h

JR Maglev MLX01 o trem mais rápido do mundo

O trem mais rápido do mundo é o protótipo experimental maglev de Central Japan Railway Company, que fez seu registro de corrida em dezembro de 2003, na pista de teste Yamanashi.
Há planos definidos para operação comercial; uma versão de produção do MLX01 está em desenvolvimento, e pretende-se que haverá um serviço maglev ligando Tóquio e Nagoya até 2027.



Todo o conteúdo do blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Top 10 Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário