Obrigada pela visita

Obrigada pela visita

terça-feira, 19 de junho de 2012

DIA DO CINEMA BRASILEIRO - 19 DE JUNHO

Viva o Cinema Nacional!

Hoje se comemora o Dia do Cinema Brasileiro.

A data escolhida pela Ancine (Agencia Nacional do Cinema) não é aleatória: Em 19 de junho de 1889 o primeiro filme em movimento genuinamente brasileiro foi rodado, pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil. Antes de pisar em terra firme, fez imagens da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

A partir daí, ele e seu irmão Paschoal Segreto começaram a registrar os principais acontecimentos do país, sendo os únicos produtores brasileiros até 1903.

O primeiro estúdio de cinema só surgiria em 1930. Instalado no Rio, a Cinédia levava ao público comédias musicais e dramas populares. Em 1941, surgiu a Atlântida, filmando as inesquecíveis chanchadas (comédias muito populares, de baixo custo), que marcaram época. “Não Adianta Chorar”, de Watson Macedo, e “Nem Sansão Nem Dalila”, de Carlos Manga, fizeram enorme sucesso.

No fim da década de 1940, foi fundada a Vera Cruz, considerada na época a “Hollywood brasileira”. O estúdio, que tinha à frente o italiano Franco Zampari e o cineasta pernambucano Alberto Cavalcanti, tinha intenção de criar filmes bem ao estilo hollywoodiano. “O Cangaceiro”, rodado em 1952 por Lima Barreto, conseguiu entrar no circuto internacional – foi premiado no Festival de Cannes -, começando uma fase de histórias sobre o cangaço. Com tal repercussão, a obra foi levada para 80 países e vendido para a Columbia Pictures. Apesar de todo esse sucesso, a Vera Cruz acabou falindo.

Atualmente, o cinema brasileiro é considerado um dos melhores do mundo, mas ainda encontra dificuldades em se estabelecer como indústria. Apesar dos tropeços, o país tem conseguido produzir filmes de qualidade em consonância com seus diversos públicos. 19 de junho, portanto, é motivo para muita comemoração.

Fonte: trechos do texto: http://pipocaerapadura.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário